Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: line decor

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Usuario\Documents\site césar obeid\mm_spacer.gif

 

 
 APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS COM CÉSAR OBEID

 

 

 

O escritor César Obeid, autor de mais de 30 livros para crianças e jovens, possui diversas atividades nas áreas de literatura, teatro, educação e culinária vegana.

 

Descrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: uma ou mais pessoasEncontro com o escritor CÉSAR OBEID

César Obeid é escritor, educador, contador de histórias, cozinheiro, ator e poeta. Autor de dezenas de livros para jovens e crianças. Realiza encontros com leitores, oficinas, palestras para todos os públicos (crianças, jovens, adultos, família e educadores) e espetáculos teatrais. 

Tendo como base suas obras literárias, suas apresentações são pontuadas com humor e muita interação com o público por meio de histórias, poemas, figuras de barbante e improvisos.

 

 

Duração: 01 hora, em média.

Material necessário: Uma mesa, uma cadeira, entrada para a viola e microfone head-set.

Público- alvo: Grupos de qualquer idade que conheçam ou não algum livro do autor.

 

Em todas as participações são feitos improvisos ao som da viola repentista!

 

Vídeos:

* Encontro com jovens leitores, no Sesc Umuarama, no Paraná

                                  *  César Obeid no Jornal da Cultura

                                 *  Canal de César Obeid no Youtube

 

Descrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péDescrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em péDescrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de beisebol e área interna

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrição: Descrição: capalivrooaneldatartarugasiteEspetáculo: “Encontro com as Águas – O Anel da Tartaruga” Com César Obeid, Pamella Cavalcanti e Patrícia Lima Descrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, filho(grupo “O toque do beija-flor”). Baseada no livro "O Anel da Tartaruga", da editora FTD. 

 

É teatro? É, sim senhor!    É narração de histórias? É, sim senhor!  É um encontro com o escritor? É, sim senhor!    Tem música? Tem, sim senhor!

 

Sinopse: O espetáculo “Encontro com as Águas – O anel da tartaruga”, inspirado no livro de César Obeid, é uma dinâmica apresentação que une teatro, narração, poesia e muitas músicas inéditas. O elenco formado pelo próprio autor do texto e por mais duas atrizes, conta a história da tartaruga Juliana que sente-se especial por causa do anel que tem na cintura, o qual ela acredita ser uma joia. Com a ajuda de um esperto salmão, ela descobre que o mar está repleto de lixo, que compromete a vida dos animais marinhos, inclusive a dela (seu anel nada mais é do que um anel de garrafa PET, que a deformou, impedindo-a de desovar). Mas, em vez de desanimar com essa descoberta, ela toma uma atitude para que seus amigos não sejam prejudicados, como ela foi.

Diferenciais: O espetáculo é baseado em um livro contemporâneo que trata sobre como a poluição dos mares afeta a vida dos animais marinhos. A presença do autor no elenco é fundamental para que ocorra um debate com o público após a encenação para falar tanto sobre a criação do livro como sobre a montagem do espetáculo.

 

Facebook    Duração: 50 minutos  Público-alvo: Todas as Descrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sorrindoidades.  

Descrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

 

 

 

 

 Espetáculo Juvenil Romeu Guarani e Julieta Capuleto:  

 

Apresentação: Espetáculo lítero-teatral voltado ao público juvenil. Com a presença do autor do livro no elenco, o espetáculo Romeu Guarani e Julieta Capuleto passeia por sobre as antigas tradições teatrais, onde a palavra tem a força primal, como também mergulha na realidade atual dos povos indígenas do Brasil. Intercalando elementos da cultura hip-hop e sertaneja, alternado versos e prosa os atores assumem vários personagens e fazem papel de narradores para contar esta história inédita que versa sobre a história da ocupação de terra no Brasil, marcada pelo genocídio e etnocídio de várias comunidades indígenas.  Uma criativa reinvenção da clássica obra do bardo inglês, Willian Shakespeare.

Descrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área internaDescrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

Release do espetáculo:  O grupo “O toque do beija-flor” apresenta sua mais nova produção, baseada em mais um livro de César Obeid, publicado pela Editora do Brasil. O trio formado pelo próprio autor do livro e pelas atrizes Pamella Cavalcanti e Patrícia Lima encena, lê, conta, e canta a recriação da clássica história shakespeariana de Romeu e Julieta, reinventada para a realidade brasileira, nos tempos atuais. Romeu, um poeta improvisador de rap, é filho do cacique de um assentamento indígena e Julieta, amante de música sertaneja, é filha do fazendeiro que ocupa esta terra tradicional.

Em uma apresentação que valoriza o texto escrito (em verso e em prosa), o grupo revela a impossibilidade do amor entre os jovens e narra a briga na justiça do povo indígena contra o fazendeiro pelo direito de usufruir novamente de suas terras tradicionais. Uma encenação inédita que visa aproximar o jovem leitor do universo teatral e literário.

 

 

Descrição: Descrição: Descrição: A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidãoJustificativa:

Desde a época da dominação europeia, milhares de indígenas vêm sendo submetidos à violência e ao desrespeito e sofrendo constantes ameaças por conta da disputa de terras. Uma das características da estrutura fundiária brasileira é a intensa atividade produtiva, que transforma a natureza. Além do direito histórico, os indígenas lutam pela preservação do meio ambiente. Apresentar o espetáculo juvenil Romeu Guarani e Julieta Capuleto proporciona experiências múltiplas ao  público. O espetáculo possui uma linguagem adequada aos jovens, pois apresenta dois elementos presentes na nossa cultura: o universo do Hip-Hop e a cultura da música Sertaneja. Sem exageros de linguem ou caricaturas corporais, a história é contada, encenada e cantada, sempre com foco principal a palavra escrita (o texto da peça é baseado em um livro) que, se transforma em oralidade, fruto da magia teatral.   

Objetivo: Aproximar o jovem das obras literárias de um escritor contemporâneo (César Obeid) e de um autor clássico, Willian Shakespeare.  Apresentar os povos indígenas de maneira atual, sem estereótipos ou preconceitos. Introduzir o tema da demarcação de terras no Brasil, por meio de diversas formas cênicas (teatro, narração de histórias, música etc). Ao proporcionar o encontro com o escritor e com o elenco, o espetáculo Romeu Guarani e Julieta Capuleto tem como objetivo fundir teatro e literatura para que, ao derrubar estas barreiras, o público vivencie a arte plena. 

 

Vídeo do autor do livro falando sobre o livro            Página no Facebook

Histórico do Grupo - O grupo o toque do beija-flor é o nome da produtora do escritor César Obeid. Com mais de quinze anos de existência, com o mesmo CNPJ, já produziu grandes eventos na área de teatro, literatura e cultura popular. Dezenas de unidades do Sesi e do Sesc, tanto como Centro Cultural Banco do Brasil já receberam suas produções. O ano de 2015 marcou o encontro profissional de César Obeid com as amigas atrizes Pamella Cavalcanti e Patrícia Lima.

Duração: 50 Minutos. Público-alvo: infantojuvenil

 

Descrição: Descrição: capameupaieocaraEncontro com a Literatura Juvenil Contemporânea

O escritor César Obeid fala sobre seus livros juvenis “Meu pai é o cara”, (Ed. Moderna) e “Romeu Guarani e Julieta Capuleto”, (Ed. do Brasil), como também nos faz refletir sobre o mundo da leitura entre os jovens, como por exemplo; a concorrência entre literatura e meios eletrônicos e quais são os temas prediletos dos livros juvenis entre jovens, pais e educadores.

Público-alvo: Jovens, pais e professores do Fundamental II.

Duração: 60 minutos, aproximadamente.

 

 

 

 

 

 

Descrição: Descrição: cesarobeidmarcarabaixaO barbante e a rima: A milenar tradição de contar histórias acompanhadas com figuras de barbantes ganha nova roupagem nas mãos de César Obeid, que escreveu sonetos, quadras, sextilhas e oitavas inéditas para dezenas de incríveis figuras feitas a partir de um simples pedaço de barbante.  O público vai se encantar com as histórias e as diversas possibilidades de um barbante. Após a apresentação, o público é convidado a fazer suas próprias figuras.  Duração: 50 minutos, aproximadamente. Público-alvo: Crianças de todas as idades. www.figurasdebarbante.com.br