Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: line decor

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Usuario\Documents\site césar obeid\mm_spacer.gif

 

 
 
MINHAS RIMAS DE CORDEL – 2ª edição/2013 – Menção “altamente recomendável” FNLIJ - 2005

 

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: C:\Users\Usuario\Documents\site césar obeid\capa livro minhas rimas de c.jpgA cultura popular contada em versos de cordel! Quem nunca brincou de "o que é o que é?" e ficou estalando os dedos para encontrar a resposta? Quem nunca ouviu de alguém uma crendice ou superstição: se fizer isso acontece aquilo! Quem nunca falou um ditado popular para explicar melhor o que quer dizer? Quem não gosta de ouvir uma história muito engraçada e envolvente? Tudo isso está aqui, contado de uma maneira muito rica: a literatura de cordel brasileira.

RELEASE:

Minhas rimas de cordel, escrito por César Obeid, chega a sua segunda edição, oito anos depois, com uma nova versão totalmente revista e ampliada pelo autor, pela Editora Moderna. Nesta obra, o autor apresenta o cordel para as crianças de uma forma tradicional e bem humorada. Não é a toa que a obra recebeu o prêmio de Livro Altamente Recomendável na categoria poesia, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 2005.
O livro traz uma coleção de cordéis com diversos formatos e temas. O autor começa brincando com as crendices populares, superstições, crenças e lendas urbanas, tudo com muito ritmo. Logo depois ele instiga muitas risadas com trava-línguas inteligentes e divertidos. Em seguida desafia o leitor com suas adivinhas, rimas com perguntas e respostas, algumas fáceis e outras mais complicadas. E para finalizar entrega duas histórias engraçadas, recontos de dois contos populares: A velhota fofoqueira e o Casal mais muquirana do mundo.
Com muita graça e musicalidade, Obeid reinventa o formato tradicional do cordel para atrair, crianças, jovens e adultos. A obra aborda a pluralidade cultura, folclore, tradição oral, provérbios, crendices. Uma mistura música, literatura e brincadeira.

 

 

LINK PARA O SITE DA EDITORA (material para o professor, capa em alta resolução etc)

Autor: César Obeid
Ilustração: Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina
Faixa etária: A partir de 10 anos
Trabalho interdisciplinar: Arte, Português
Indicação: 4º Ano (EF1), 5º Ano (EF1), 6º Ano (EF2), 7º Ano (EF2)
Área: Ficção
Assunto: charadas, crendices, cultura popular, folclore, humor, provérbios, tradição oral
Temas relacionados: Pluralidade Cultural
Formato: 14 x 21
Número de páginas: 80
ISBN: 9788516084554