“O poeta da paz”, show de literatura e poesia com escritor César Obeid.

O escritor César Obeid apresenta poemas, histórias, figuras de barbante, truques de mágicas e improvisos ao som da viola repentista sobre o tema da não violência.

Muito mais do que a ausência do combate, a Cultura de Paz nos ensina que a resolução pacífica dos conflitos é o melhor caminho.  

Sem cenários ou figurinos, o escritor se arma de poesia e narrativas para defender a paz, a liberdade de expressão, a diversidade, o autoconhecimento e o amor ao Planeta Terra, nossa morada.

Duração: 01 hora, em média.

Público-alvo: Preferencialmente, acima de 7 anos ou familiar.

O Barbante e a Rima – Oficina de Narração de histórias e criação literária

O escritor e contador de histórias César Obeid compartilha, por meio de dinâmicas corporais e formas poéticas, sua maneira de contar histórias acompanhadas por figuras feitas a partir de um pedaço de barbante amarrado nas pontas.

Os participantes vão contar histórias utilizando as figuras e os versos que aprenderam a fazer.

Público-Alvo: crianças (acima de 7 anos), jovens, adultos, educadores, famílias.

Duração: À combinar.

Material necessário: Quadro para escrita, papel e caneta aos participantes. Som com pedestal e microfone, se necessário

Encontro com a Literatura Juvenil Contemporânea

O escritor César Obeid fala sobre seus livros juvenis “Meu pai é o cara”, (Ed. Moderna)

e

“Romeu Guarani e Julieta Capuleto”, (Ed. do Brasil), como também nos faz refletir sobre o mundo da leitura entre os jovens. Temas abordados: A concorrência entre literatura e meios eletrônicos, escrita criativa e temas preferidos entre jovens, pais e educadores também. 

Público-alvo: Pais, jovens e professores do Fundamental II.

Duração: 60 minutos, aproximadamente.

OFICINAS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA:

L I M E R I Q U E S  &  L I M E R I C K S – Limerick, além do nome de uma cidade Irlandesa, é a atual denominação desta milenar forma de poesia originária nos países europeus de língua inglesa. Geralmente são poemas monoestróficos que contam em apenas cinco versos rimados e metrificados, uma situação engraçada ou absurda. Os participantes vão conhecer a história desta forma poética, como também exemplos de limericks escritos em inglês. Depois, os participantes experimentam escrever os seus próprios limeriques em português, é claro.

Duração: Quando palestra, 01 hora, quando oficina, até 03 horas.

Material necessário: Quadro para escrita, papel e caneta aos participantes. Som com pedestal e microfone, se necessário.

COMO ESCREVER E CONTAR LITERATURA DE CORDEL

O participante vai aprender por meio de histórias, improvisos e interação com o grupo como escrever e contar as diversas modalidades da literatura de cordel.

Dinâmicas de teatro de cordel trabalham a expressão corporal para o universo da poesia popular rimada e metrificada ser vivenciado plenamente.

O objetivo é Iniciar o treino da escrita, leitura e escuta em versos, por meio da oralidade da cultura popular.

Duração: Quando palestra, até 02 horas, quando oficina, à combinar.

Material necessário: Quadro para escrita, papel e caneta aos participantes. Som com pedestal e microfone, se necessário.

Versos diversos – é possível fazer poesia!

Oficina de criação literária de poemas e narrativas em versos.

Poesia é tudo aquilo Que a gente não entende; É como comprar um quilo, Daquilo que não se vende.

Sinopse: O participante vai aprender por meio de histórias, improvisos e interação com o grupo como escrever e recitar diversas formas fixas de poesia.  Serão apresentadas formas que pertencem tanto ao universo da cultura popular (sextilha, galope a beira mar,

martelo agalopado etc) como estruturações de estrofes que pertencem à chamada cultura

erudita (soneto, triolé, vilanela etc).

Apresentação: É característica do palestrante, que possui vasta experiência com oficinas de criação literária para públicos diversos, utilizar as brincadeiras com rimas, histórias e o humor para que os participantes sintam que também são capazes de fazer os seus próprios poemas. Por mais simples que possa parecer, sempre é muito gratificante quando um aluno torna-se autor de um poema que traduz a sua própria emoção ou sentimento. O oficina “Versos Diversos – é possível fazer poesia!” vem quebrar de vez o paradigma de que a criação

literária em versos é exclusiva para poucas pessoas. Havendo a correta interação entre o

grupo, a coerente explicação teórica e os diversos exercícios práticos, quase todos os participantes  sentem que são capazes de transformarem-se em verdadeiros poetas.

Há poeta bem idoso, Há poeta até criança,

Porém todos batem palmas

Quando a poesia dança.

Objetivo: Iniciar o treino da escrita, leitura, narração e escuta em versos. Desenvolvimento:  Dinâmicas de apresentação do grupo, apresentação de algumas modalidades poéticas por meio de histórias, improvisos e jogos de versos. Análise e leitura atenta de alguns livros que são escritos em versos. Os participantes exercitam, em grupo, a escrita de quadras (estrofes de 4 versos) e sextilhas  (estrofes de 6 versos) . Há um momento de apresentação oral dessa criação poética. Prática individual de estilos poéticos mais complexos:limeriques, oitavas, décimas, sonetos, vilanela, martelo agalopado etc. Criação coletiva de uma história com enredo, conflito e elaboração de personagens. Transcrição dessa história para alguma modalidade poética. Apresentação oral dessa narrativa. Dúvidas e considerações finais. Criação de poema final para a despedida.

Conteúdo Programático: – Mitologia primitiva, origens das narrativas em versos, o que são rimas? Métricas de 5, 7 e 10 sílabas poéticas, poema ou poesia? Dinâmicas de contação de histórias em versos, poemas, culturas populares tradicionais e culturas massificadas e

oralidade poética.

Equipamentos e materiais necessários: Microfone head-set.

CARDÁPIO VEGANO COM POESIA

um mergulho na alimentação consciente, vegana, sem glúten, sustentável e saborosa!

Hoje o verso é perfumado

E aguça o paladar,

Pois no mundo dos temperos

Minhas rimas vão entrar.

————————————-

Então vamos refogar

Todas nossas poesias

Na panela dos aromas,

Ervas e especiarias.

Cardápio vegano com poesia é uma oficina dinâmica, divertida, informativa, poética e com muito conteúdo sobre como incluir mais vegetais na alimentação familiar.  Muito além das receitas (que são deliciosas), César Obeid nos convida para um mergulho honesto dos nossos hábitos alimentares e como podemos transformá- los em uma alimentação mais consciente e saudável. Também traz curiosidades sobre os vegetais, informações nutricionais e receitas deliciosas (veganas e sem glúten). Poemas, improvisos e histórias dão um sabor especial ao momento.

Hoje a fruta vira verso A verdura vira rima Vegetal vira um poema Planta vira obra-prima

Quando eu rimo hortaliça, Jogo fora a preguiça

E embarco nesse clima.

Público- alvo: Interessados em alimentação natural. Quando grupo familiar, as crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis, pois há manipulação de temperos. Quando só são crianças, devemos estudar a possibilidade de reduzir o número de receitas e fazer mais no estilo “demonstração”, seguida da degustação.

Duração: À combinar. Pode ser uma breve oficina de 01h30 ou uma vivência mais longa, de 04 ou 08 horas de duração (nestes casos, o espaço deve ter fogão e forno)

Material necessário: solicitar por e-mail.

Os temas trabalhados são: Alimentação familiar, nutrientes dos vegetais, uso do tofu na alimentação, criança que não gosta de feijão… , temperos naturais, consumo de alimentos processados e embutidos etc.

De acordo com o tempo disponível e o interesse do contratante, o cardápio é ajustado.

Opções: O que o vegano passa no pão? Sucos aromatizados, tortas sem glúten, tofulícias, hambúrgueres veganos, queijos veganos, culinária tradicional brasileira na versão vegana moqueca de banana-da-terra e feijoada vegana.

PALESTRA PARA EDUCADORES

MOTIVANDO PARA A LEITURA, entre livros, autoconhecimento e literatura.

Seus alunos andam desmotivados para ler?

Ficam desesperados quando o livro tem muitas páginas escritas e poucas ilustrações?

Só têm interesse em jogos eletrônicos?

Descobri como aproximar o universo literário do nosso dia a dia, sem  complicações.

Abordando temas como criação literária, intuição, educação emocional, criatividade, brincadeiras, cultura de paz e consumismo compartilho com vocês um caminho para uma vida mais simples, saudável e repleta de livros.

Histórias, poemas e improvisos deixam o encontro muito mais divertido.

ENCONTRO COM O ESCRITOR CÉSAR OBEID

Contação de histórias, poesias, figuras de barbante, versos improvisados, humor e muita interação com o público para que a literatura toque o coração dos pequenos e jovens leitores.

Público- alvo: Grupos de qualquer idade que conheçam ou não algum livro do autor.

PROSPERIDADE CRIATIVA

Encontros individuais ou coletivos para harmonizar e ampliar a consciência a respeito das energias da prosperidade financeira.

É preciso saber como mudar o fluxo vibratório das suas ações e intenções baseadas no medo da escassez para que a abundância seja uma realidade hoje e não somente uma esperança futura.

O pêndulo radiestésico e a mesa radiônica, irá medir e limpar os campos vibratórios de dívidas, ambientes de trabalho, projetos, crenças limitantes (sociais e dos ancestrais), consumo, poupança, herança etc para que você seja o protagonista da sua mudança.

Público- alvo:

Solicite contato para contratar César Obeid

Houve adoção de livros?

Cadastre seu e-mail

Quer receber conteúdos atualizados?
Inscreva-se e receba notificações a cada novo artigo, agenda, curso e notícias sobre
o trabalhos de César Obeid.

Agenda César Obeid

Acesse aqui para conferir a agenda atualizada.

Como contratar César Obeid

Participações em eventos, palestras e outras informações comerciais.