Cores da Amazônia – Bichos e frutas da Floresta

 

Quem já ouviu falar em tucumã, uxi, buriti? E na aperema, no guará e na sucuri? Neste livro o leitor descobrirá os sabores e as cores de algumas frutas e bichos da Amazônia, por meio de poemas divertidos e imagens encantadoras que trazem todo obrilho e o colorido da nossa amada floresta.
Onde Comprar

O livro vem ainda com um CD com músicas inspiradas pelos ritmos amazônicos.

 ISBN:9788510059664
Páginas:48
Formato:23,5 x 22,5 cm
Ano de Lançamento:2015
Ilustrações: Guataçara Monteiro

Na Mídia

 

Veja a matéria aqui

Nota de Imprensa, por Carla Onaga (Cleinaldo Simões Assessoria de Comunicação)

Frutas, Bichos e Cores da Amazônia viram livro com trilha sonora para crianças brincarem de roda

 

Ler, fruir cores e imagens, ouvir e dançar um livro é a oportunidade que educadores têm para ensinar e desfrutar com seus alunos, pais com seus filhos, na singela obra Cores da Amazônia, Frutas e Bichos da Floresta (Editora do Brasil, 96 páginas com CD encartado). O texto de César Obeid, a arte visual de Guataçara Monteiro, as composições musicais de Rafael Caldeira e Xico Leite e a edição de Gilsandro Vieira Sales faz leitores de qualquer idade percorrer um caminho que atravessa diversas formas de expressão artística, estabelecendo um diálogo com a cultura brasileira e com questões ambientais. A escrita que emerge da obra é a expressão de um processo criativo que conversa com a música, com a dança, com as artes visuais, com a literatura oral e, claro, com a poesia.

 

A intenção é a de aproximar as crianças com a imensa Floresta Amazônica, maior bioma do planeta. Na obra, os leitores (re) descobrem este novo mundo por meio de poemas divertidos e imagens encantadoras que trazem todo o brilho e colorido da fauna e flora que compõem a Amazônia.

 

É oportunidade de aprender mais sobre o guará, a sucuri e descobrir plantas com nomes muito curiosos como tucumã, uxi e buiriti. Com estrofes de quatro versos e imagens alegres e coloridas, a publicação também mostra o que é o abiu, um fruto amarelo e verde que gruda na boca ao comer. Ou então, desejar saber como é o sabor do bacuri, uma fruta doce e ácida e que se parece com uma flor. A fauna, com seu espaço garantido na obra, é bem representada pela aperema, uma espécie de tartaruga que vive nas terras e rios das zonas tropicais. Também está presente nesta viagem literária o peixe-boi, um animal bastante popular na região e que é intrigante por não ser nem nem peixe, nem boi.

 

A experiência ainda é enriquecida com os seis poemas musicados, disponíveis no cd que acompanha o livro, os quais permitem aos brasileirinhos seguir viagem com o peixe-boi, uirapuru, aperema em meio a ingás, biribás e abius. As músicas, inspiradas nos ritmos amazônicos, são um verdadeiro convite para que o leitor feche os olhos e participe, mesmo que na imaginação, da cultura regional. Tanto que as canções são produzidas com instrumentos típicos da miscigenação musical brasileira como a alfaia, udu, caxixi, meia-lua, chocalhos, entre outros. Assim, em cada página e faixa sonora, as crianças podem percorrer o caminho sensorial que atravessa diversas formas de expressão artística e estabelece um diálogo com a cultura brasileira e questões ambientais.

 

O encantamento da música é usado ainda para ensinamento da dança circular, a típica dança de roda brasileira, que entra como uma brincadeira e aos poucos permite às crianças entender que aquilo faz parte da cultura de uma região e reforçando a expressão corporal democrática, em que todos podem entrar na roda.

 

Informações técnicas: Cores da Amazônia: frutas e bichos da floresta

Autor: César Obeid

Ilustrações: Guataçara Monteiro

Formato: 22,5 x 23,5 cm

ISBN: 978-85-10-05966-4

Por Carla Onaga

Comentários